Meu presente de Natal

Esse ano foi mas um que o Natal foi celebrado com a família reunida, embora  reduzida, é claro, porque o melhor estar  todos juntos, irmãos, irmãs, sobrinhos, primos, cunhados, concunhados, mas nem tudo e possível. A vontade e a saudade é grande,mas a gente vai matando com telefonemas longos,hoje gratuitos comparado com o passado, com fotos, skype e tantos outros recursos atualmente disponíveis.
As desvantagens de viver longe da família nesses momentos de Natal e explicito, mas confesso que tenho aprendido lidar com essa distancia e fazer dessa época do ano, um tempo de gozo e boas memórias.
As celebrações natalinas  com os amigos foi antecipada semanas antes do Natal, brindes,jantares, troca de presentes e depois decidimos deixar nossa arvore de natal de lado e partimos os quatro para qualquer canto que nos permita descansar, tomar sol, até mesmo aventurar-se e desfrutar um novo lugar.
Nosso destino?
Los cabos, localizado no sul do Estado de Baixa Califórnia, esta formado por três áreas principais Cabo San Lucas, Cabo San Jose del Cabo e o Cabo Leste  Entre O Oceano Pacifico e o Mar de Cortes, nos hospedamos com o que posso dizer o melhor.Primeiramente porque as abençoadas milhas que foram parte do presente de Natal.
Entre tantos eventos como " wine tasting", bike rider, Festival de Musica, film festival, watch walles, horse rider, booze cruises, mexican posadas, "obvio impossível fazer tudo e  fomos atraídas a  encarar as baleias.
Que maravilha!!!
As gigantes viajam milhas e milhas do norte do Canada, dos Estados Unidos e do Alaska para
reproduzirem nessa costa magnifica, onde o sol parece ser eterno todos os dias em pleno inverno mexicano, fazendo a água mas quentinha, só para as baleias e claro, porque estava um gelo.

Durante o tour e impossível não observar e ouvir os diferentes sotaques. Na sua maioria canadenses e os americanos principalmente da região da Califórnia que fogem do frio e da neve para desfrutar desse paraíso.
Conheci mas sobre as baleias, fiquei impressionada com a baleia azul, que tem o coração do tamanho de um fusca e o tamanho de três  caminhões,chegando a medir 30 metros e chega a pesar 170 toneladas ,
seus filhotes bebem apenas 200 litros diários de leite, e uma pessoa normal chegaria a "nadar" em suas veias. Já pensou?
Fascinante   também foi foi ver o sorriso das minhas meninas e do meu amado, disparando cada vez que as baleias davam seus exuberantes saltos e exibiam suas "colas".
Cada vez que chego cerca dessas espetáculos de vida, agradeço a Deus por tantas oportunidades de poder observar sua criação,abrir janelas de aprendizagem para minhas filhas, intercambiar experiencias, testemunhar as belezas desse pais o qual tem mais e mais tornado " mi casa".
Enfim, o Natal foi diferente, entre o Mar de Cortes e o Oceano Pacifico, olhando a beleza das profundezas do mar que hora e azul turquesa e hora e  verde esmeralda e que insiste em encontrar o magnifico azul do céu todos os dias,  la no horizonte onde alcancei o olhar.
Nesse Natal Não ha lugar mas apropriado para exaltar o Rei, convivendo  e  admirando sua  divina
criação. Just Perfect!

Proyecto Cuenta Cuentos en el Hospital

 Fazer o momento de espera, seja para ser atendido por um medico, seja para obter os resultados de exames ou seja para ser medicado,
pode ser um momento de angustia, tristeza e medo para os pequenos.

Para amenizar essa dor, o Proyecto Cuenta Cuentos en el Hospital
ganhou vida e o objetivo e compartilhar estorias que falam ao coração das crianças, que as  façam sorrir e participar de atividades educativas e lúdicas onde o gozo por la leitura possa nascer e  amenizar o sofrer.
                                                 


                                                                     


                                                                                                                                                                                                                            
Participação dos papais

Bem vindo Dezembro!!!


Despeço de Novembro realizada.
Entre as feiras dos livros e apresentações  nas escolas e  hospitais, os resultados foram dignos de serem celebrados.Sorrisos, gratitude, alegrias, encontros, reencontros e concretamente 600 livros devidamente distribuídos, vendidos, doados e presenteados.
Dezembro chega com mais celebrações e com a certeza que amanha sera ainda melhor, porque vem um novo começo, uma nova perspectiva e muita, mas muita vida.
Bem vindo Dezembro!



  

Ta lotado!!!



                                            As vezes estamos tão concentrados em nossos próprios  interesses ou alguns chamam ate de 'necessidades' que deixamos de olhar nos olhos, falar com as pessoas, senti-las, mostrar compaixão e amor.

As vezes carregamos tanta bagagem, seja  profissional, "espiritual" e  acadêmica  que isso também impede de focarmos no outro, ouvirmos, abençoarmos porque a 'bagagem' e muito.

A bagagem  seja própria da vida, seja literalmente as bagagens  física podem ser razões para levar  alegrias, esperança, sorrisos principalmente quando ha distancia e falta de oportunidades.

O excesso de bagagem  podem desfalcar financeiramente e emocionalmente  a alguém, por razoes de desconhecimento dos limites .

O ser humano muitas vezes impõe seus  limites, limites esses que podem ter uma boa  justificativa, outros que são impostos apenas porque o interessado decidiu  agir de acordo com sua própria vontade e poder.

Sendo assim e melhor respeitar a bagagem que as pessoas levam e conhecer ate onde vão os limites que não ferem e trazem moléstias por seu excesso de bagagem.

O excesso de "bagagem"  literalmente pode ferir.





Folhas de Outono.- Autumn Leaves

                                                                         
Eva Cassidy, foi um dos primeiros e muitos cds que comprei quando vivia na Inglaterra.
Eva faleceu depois de descobrir que estava em um estado avançado de câncer.
Deixou um grande legado, suas belas e inesquecíveis canções.
Stephanie Camargo, interpreta as folhas de Outono.


RIO


    Suas águas me levam e trás
     Os sonhos despertam
     O reflexo da humanidade
     Faz o dia reluzir e seguir
     Na jornada da vida
     Trabalhando para existir.

by Marli Camargo






Bem vindo Novembro!!!


Novembro chegou com mais um desafio, descrever a  cidade de Cuernavaca em seus diferentes aspectos, usando uma linguagem infantil, destacando assim  a historia, as estorias, os fatos, os sabores, os sonidos, a arquitetura, o ecossistema e claro sua  gente. Com apoio de um jornal local, temos muito para investigar, sonhar e realizar.
Candidata a cidade patrimônio da Humanidade, faremos nossa parte para destacar a beleza da Eterna Primavera.
E vamos que vamos!



Gente do bem en Gente Bien

Entre as coisas boas do mês de Outubro, a publicação abaixo teve o objetivo de promover o livro
'La Eterna Primavera- Cuernavaca".

Graças ao patrocínio de La Union e de gente que sabe o que é servir e trabalhar para fazer de sua comunidade, uma comunidade melhor.







" Listo"..... Festival Brasileño y Mexicano



Bençãos duplicadas


Hoje foi um daqueles dias que as bençãos chegaram duplicadas. Começando pelo fresco amanhecer, pelas saudações das amigas fiéis, Cindy, Julie e Nina que não podem me ver na manhã e que saltam até minha cabeça para me lamber, depois pelo beijo carinhoso da minha filha ao despedir se quando entrou à sua escola, do abraço apertado do meu amado, do sorriso do pintor que veio fazer alguns reparos na casa, da alegria e humor do engenheiro que o acompanhava, do entusiasmo da minha amiga ao contar me como foi seu fim de semana assistindo ao magnífico Plácido Domingo, do atendimento amável de três diferentes gerentes de restaurantes que ouviu atentamente nossa proposta e nos apoiou com cortesias, do ilustrador de meu livro que segue apoiando na divulgação e detalhes para uma nova apresentação no Museu da Cidade, inclusive pelo exame de Francês que tenho que preparar-me, enfim, um dia de muita gratidão por cada detalhe, pelo trabalho, pelas vidas que nos apoiam, pela família, por essa natureza charmosa da cidade de Cuernavaca, principalmente pelo meu Paizinho, que faz seus propósitos serem vividos de uma forma tão especial.#gratidão

SEGUIR CORRENDO EU VOU....


Ultimamente tenho feito do correr meu esporte, confesso que  nunca foi  meu esporte favorito, mas tenho aprendido a gostar. Inicialmente os cem metros parecia uma eternidade, trotar  os quatrocentos metros  era a morte pra mim, chegava com o coração na boca.
_ Já chega! eu insistia em dizer a minha companheira de treino, ela amavelmente tocava em meu braço e dizia : _"você pode mais ".
E assim  consegui chegar os quatrocentos metros,depois os  oitocentos e as voltas foram aumentando e uma rotina de exercício para ganhar força e resistência foi sendo adicionada.
Ha três semanas atrás bati meu recorde e minha meta nesse período de  treinamento.Que maravilha!!
Sinceramente, cada vez que  corro vou deixando pra trás tantas coisas, deixo o desanimo, deixo  queimar as calorias acumuladas,deixo  os pensamentos que eventualmente insistem em  me perturbar,  deixo a carga pesada da rotina diária, deixo incertezas, medos e paradigmas criados durante tantos anos,deixo a chuva me molhar inteira na pista, deixo as pessoas ultrapassarem e ou juntarem se a mim  para seguirmos correndo juntos, deixo na pista a certeza que nada pode impedir vencermos nossos medos e inseguranças quando a decisão é vencer.
A corrida tem me permitido olhar de pertinho amanheceres exuberantes e entardeceres divinos.
Correr tem me permitido erguer a cabeça, olhar para  frente,seguir olhando esperançosa para o futuro  e seguir dando passos firmes e fortes  com  metas e objetivos bem definidos.
Correr tem sido uma exigência de mim para mim mesma, não para chegar a ter um corpo esbelto, bonito, ate porque depois dos 45, as marcas são evidentes, mas para assegurar que fisicamente estou bem, tenho força, resistência e acima de tudo, saúde.
Tem sido bom aprender a correr com técnica e respeitar  meu limite e meu corpo, o qual tem me garantido alcançar os 5000km quase que diários e em breve, bem breve as maratonas me esperam.






  

Há 19 anos atrás.....

Numa manhã de primavera, desperto e começo a rotina, confesso que naquele dia não queria sair de casa para o trabalho. A empresa era na zona sul,nos moravamos na zona Oeste e  a viagem era longa e cansativa para quem tinha uma barriga de 8 meses e meio. Insisti com  meu esposo para acompanha-lo a algumas compras e ele enfaticamente disse, não.
Sem muita opções, segui para meu trabalho o qual já não demandava muita responsabilidade, apenas atualizar alguns processos, fazer relatórios, visitar alguns funcionários afastados e  seguir a rotina normal de trabalho.
Já passavam das 11 da manhã, quando o incidente ocorreu. A placenta havia deslocado, e o sangramento iniciado em pleno escritório de trabalho. A correria, preocupação chegaram e com ela a esperança da chegada de uma vida que em breve estaria em meus braços.
Os detalhes do processo do nascimento, provavelmente já escrevi muitas vezes e hoje apenas me resta olhar pra trás e ver a maravilhosa criatura que gerava no meu ser.
Hoje, Barbara completa  19 anos, e tornou-se uma linda donzela. Obvio passou pelas fases da infância, adolescência devidamente vividas como a maioria de nos vivemos. Confesso algumas vezes me tirando do serio, as vezes me fazendo rir e muitas me fazendo chorar. Mas foi bom.
Minha menina Barbara, agradeço a Deus por sua vida, por tudo que tem me ensinado e pela pessoa que tenho me transformado como mãe.
Viva meu amor, seus anos com intensidade e sabedoria, na medida plena e devida para desfrutar  melhor nos anos vindouros.
Te amamos filhinha e que a benção do Pai esteja sobre ti durante todos os dias de sua vida.

LEMBRANÇAS


                                                                      

LEMBRANÇAS DE MIM 
ONDE ARVORES ASSIM
ESTAVAM  PRA EXISTIR
NO GRAMADO DO JARDIM

O CORAÇÃO DIZIA 
ESTAR FELIZ AQUELE DIA
E SEGUIMOS ASSIM
 DE MÃOS DADAS
 COM A ALEGRIA

EU APENAS SORRIA
PARA NÃO CHORAR
A VONTADE E  A MANIA
DE TUDO FOTOGRAFAR

A VOZ  DO SEU CANTAR
OS SONIDOS DO VIOLÃO
 ESQUECENDO DE MENCIONAR  
A VERDADE E O PERDÃO.

 E NAS GOTAS DO LUAR
CHORASTE AO RELEMBRAR
DO  VELHO PASSADO 
E DO SEU PAI AMADO.

QUANDO PARO PRA OUVIR
O FANTASMA DO MENTIR
COMPADEÇO DE TU ALMA
QUE BEM FAZ PARA EXISTIR.

TOCA, CANTA E SE ALIMENTA
DO CARINHO E DO AMOR
DAQUELES QUE A FE TRANSFORMA
E QUE TE LIVRA DESSA DOR 

by Marli Camargo



                                  
Quisera te abraçar
Sua dor sanar
Seus olhos enxugar
E te fazer sentir
Que suas lágrimas vi
E que a distância
Não impede de saber
E a mim mesmo dizer
Que  o caminho segue
E nada impede
Do carinho sentir .

by Marli Camargo

MADRUGADAS





Os dias sempre são longos, mas esses dias para mim tem sido demasiado longo. 
Despertar nas madrugadas me leva a tantos pensamentos, alguns passam rapidamente, vão rapidamente e insistem em regressar. Penso nos detalhes, quantos detalhes que todavia tenho que fazer, rever o 'check list', é uma obrigação toda a madrugada, e sempre acabo adicionando algo a mais.
O dia em que todavia é noite, meu coração se põe a imaginar nos sonhos que hoje posso realizar.
Te conto que são sonhos de muito tempo atrás e  começou  com tanta ousadia, com tanta alegria e que me levaram a traduzir textos reais e do coração, e até  mesmo interpreta- los.
A interpretação não  foi tão generosa, os erros foram fatais, trouxeram tanta distância, tanto rancor, tanta dor, que eventualmente nesses dias longos,onde a madrugada me faz pensar e repensar esse sonho que hoje vivo e trabalho para realizar, olho pra trás um pouquinho e me ponho a imaginar.
Como seria se... ?
 Não tem 'se'..... não foi.
 Mas se fosse?  Seria bom... tenho certeza, se houvesse verdade, transparência,  amizade e amor, o  amor fraternal que inicialmente busquei. Certamente seria bom. 
Mas não teve e não terá . 
Já sei.
Será que sei?
Sei não.....
Sei sim ! Claro que sim.
Mas não faz mal.
O mal já foi feito.
O que importa agora é seguir.
Não desisti, e  levo comigo uma turminha que acaba  sonhando e comigo realizando.
Tem sido bom, muito bom! 
Agora é tempo de dormir, porque o sono chegou e quero seguir sonhando.







PROYECTO SONIDOS DE LA TIERRA - BRASIL X MÉXICO

PROYECTO SONIDOS DE LA TIERRA - 2a. Edicion



E aqui estamos novamente, para a segunda edição.
Agora com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de Morelos.
Depois de inúmeras visitas, reuniões, oficios, contatos e uma esperança gigantesca,vieram os resultados.
O Projeto segue agora caminhando para diversos municípios do Estado de Morelos no México e com artistas e músicos brasileiros e mexicanos  pra lá
de especial.Gente a qual podemos  verdadeiramente contar com  o profissionalismo, talento e acima de tudo transparência e honestidade.
E o sonho, mais uma vez cede espaço para a realização e a realização para o profissionalismo e esse para o intercambio cultural dando as mãos para o trabalho, lazer, diversão, hospitalidade, o direito de acesso, e de seguir viajando e sonhando.


                                                                            

Amigos


"Você sempre pode contar comigo".
"Mantenha sorrindo, mantenha brilhando"
"E para isso que são os  amigos 
em bons tempos  e em maus tempos"

Ao
 ouvir essa cançao
acreditei seria esse
  querido e sempre amigo.
Pudera chamar te assim
Pudera agir sempre assim
pudera abraçar como tal
Quando sempre acreditei
Que seria meu amigo
Amigo,
Hoje 
canto 
 E conto muitos com os amigos
Conto  os dias que cada vez chegam mas perto 
De estar com o Sempre amigo
Contando e esperando
Ouvir, falar e acreditar
Que a distancia 
A grande distancia
Não sera mas o pesar

Reencontro.....





Com os olhos bastante cansados
Meu olhar todavia se apaixona
Nos rincões, museus ou jardins
E galerias com as obras primas

Reencontro a memoria do amor
Em um mundo perdido de dor
Gerações  te aplaudindo revejo
Como o  primeiro aconchego.

Refresco com a chuva do verão
Que não perdoa e lava o coração
Corro apressada de  pé no chão
Reencontrando  ao meu lado,
Uma rua plena de emoção.

(by Marli Camargo)











Bem vindo Setembro!






Mês de celebrar o aniversário da minha Barbara filha e suas grandes conquistas que também se iniciam exatamente nesse mês.
Mês de seguir lutando pelos projetos educacionais e culturais junto a comunidade a nível nacional e internacional.
Mês de apostar na vitoria dos encontros e fazer dos desencontros o aprendizado para a vida.
Mês quando a primavera começa a florescer no Brasil e na Europa ela adormece um pouquinho e cede espaço para outros climas, cores e favores.
Mês de abraçar o desconhecido e agarrar na esperança, fortalecer os passos e correr para a fé.
Bem vindo Setembro. Estou curtindo seus dias...


E a musica segue embelezando....

" Sonhar e realizar
Ver talentos frutificar
Apoiando  e acreditando
Que a musica, tem seu lugar"

E a poesia caminha em ....Toronto


Lá foi ela...Com novo sorriso
Com nova visão
Fazendo a luta
Seu  eterno chão

Com olhares firmes
Coração em festa
Buscando viver
Uma  nova geração


Lá foi ela...
Confiante no Pai
Suspirando o ai ai ai
E com todo apoio
Ela vai,  que  vai..

(Por  Marli Camargo
Para Barbara Camargo - Ryerson University-20013/2017)







Despedindo a gosto.




Despertar com sonhos realizados
Realizar sonhos longos pensados

Da alma, coração e  vida
Foi assim  esse pequeno tempo
Que o calendário registrou
E   minha vida  marcou

Agosto chegou com sorrisos
Bagagens estufadas de realizações
Com  desejos pintados e realçados 
Nas calçadas do primeiro mundo
Onde jovens  são mais que calouros
Tao  importante como o ouro .

Palavras tornaram ilustrações
Ilustrações tocaram corações
Viajaram a pequenos povoados
Onde  borboletas  dançam felizes
Buscando suas  raízes
Junto a vertente e as  matrizes.

por Marli Camargo





"Impossível existir sem sonhos" Paulo Freire

E foi assim..

Um fim de semana impecável, depois de meses trabalhando para a publicação, patrocínio e o lançamento da Eterna Primavera-Cuernavaca", O dia chegou como sempre irradiante  e as flores exuberantes.
Gostoso ver o carinho das pessoas, o companheirismo dos profissionais, os detalhes da organização, e a soberana vontade de Deus nesse projeto.
O  resultado? Exito total, gracas ao Pai.
Seguiremos sonhando e trabalhando, porque sem isso e impossível viver.














A poesisa caminha em .....Paris


Quando vizinhos, amava visita-la
Era parte das surpresas que fazia
Com os amigos, família e  o amor 
De preferencia na estação do calor.

Memorias dos picnics nos parques
Das carreiras na estacão de trem
As longas e cansativas caminhadas
Como o inesquecível, vai e vem

Reencontrar-te me emocionei
Com a velha juventude deparei
Sonhos mas que visualizados
Quase que, plenamente realizados

Muitos novos olhares  observei
Novas línguas e linguagens constatei 
Jovens com sonhos iguais ou não
Miravam as estrelas do seu céu e do chão.

Um cinquentenário foi registrado
Com ares de enamorados
No Sena, jardins e capelas
Celebramos com mel  e velas. 

by Marli Camargo




Essa garota !

Aos 6 anos, Eduardo IBarra perdeu a visão por uma infecção  porem, isso não impediu de aperfeiçoar o talento Divino de tocar piano e violão. Ganhou uma beca para estudar na Universidad de Berkeley -Boston- onde formou-se como Musico e Compositor.
Stephanie Camargo, saiu do Brasil quando tinha 1 aninho, regressou aos 9 e aos 10 anos assoprava  sua velinha  de aniversario em outro pais, onde atualmente vive-México.
Stephanie ama a musica e vem estudando e aprendendo mas da MPB em seu diplomado que faz paralelo com o segundo ano do 'colegial '.
Ambos tiveram  barreiras que não impediram de estudar  e interpreta a musica,  usando  e aperfeiçoando assim o talento que Deus tem concedido. Parabéns queridos. Sigam tocando e cantando, vocês  são grandes estrelas. 

Ha 50 anos, nasceu um verdadeiro "gentleman".

Com braços abertos
para os desafios
Sejam pequenos e grandes
Seja de perto ou  de longe
Abraça com  alegria
Exalando  liderança 
Humor e confiança
Sem falar na elegância
Fazendo o seu redor
Um clima de harmonia 
Na família e o pilar
Que sustenta todo o lar
No trabalho, a coluna
Que orienta e respalda
toda a corporação,
entre os amigos 
e o coração
que hospeda
ouve e ensina
oferecendo sempre
a mão.

FELICIDADES MEU AMOR!


Sueña

"Nasce uma estrela,
Quando o céu  se escureceu
Quando as trevas, quis apagar
A poesia e a harmonia
De lindo e glorioso dias
Quando o amor se fez cruel
E a amizade se tornou fel
Quando a confiança se rompeu
E a verdade, mas nada,
Que a verdade, nasceu."

 por Marli Camargo


Sueña (versión en portugués) - Daniel Valladares (Cover por Steph Camargo)

Manifestações e Celebrações


O mês de Junho teve inicio com varias   manifestações do povo na rua contra o aumento de preços, corrupção, maus serviços na área da  educação, saúde e tantos outros serviços públicos.
E se despede, com o Brasil na final do jogos da Confederação, o que vem  amenizar as manifestações do  povo que da um tempo nas ruas para se ligar na final do Jogo Brasil e Espanha.
Quisera os meses pudessem ser sempre assim, cheios de manifestações contra políticos corruptos  e ações  publicas que revindicam direitos que já estão pra la de serem adquiridos e usufruídos pelo povo.
Vamos ver como a historia segue com esse movimento que mobilizou a milhares em vários estados do Brasil, o gigante.
Por outro lado,  o mês foi intenso de celebrações por outros brasileiros.
A bandeira do Brasil hasteada em um dos colégios canadense para celebrar a graduação dos alunos. A  unica brasileira da escola, la estava orgulhosa pelo fim de mas um estagio e  inicio da nova  carreira universitária  em um pais onde a democracia, ordem e progresso são exemplos para o mundo.
Outras conquistas foram consolidadas como família e  outras dificuldades todavia estão sendo superadas, Mas gostoso  e sonhar e acreditar que sim ha esperança de como brasileiros podemos  representar nossa comunidade e nossa gente, seja em qualquer lugar.


Proyecto Sonidos de la tierra -2012




                                                Proyecto Turistico Cultural Brasil x Mexico
                                                                               2012

Se eu pudesse...



                                             "Se eu pudesse voar, voaria
Se eu pudesse nadar,nadaria
Se eu pudesse dançar, dançaria
Se eu pudesse cantar, cantaria
Se eu pudesse, ah se pudesse 
Como não posso, espero
Espero e Trabalho 
Para que os meus queridos 
Vivam o que tardei em viver."

E hoje, 16 aninhos

O tempo não passa, voa.
Ainda me lembro indo para a maternidade Alberto Einstein, preparadíssima para o parto que seria uma cesária, que traria ao mundo minha pequena menina.
Como a primeira filha Barbara, esperamos ate o final para saber se era  menina ou menino, e com alegria recebemos a linda Stephanie.

Ela chegou anunciando a todos que já possuía um talento especial . Seus "berros" já anunciavam que a garota teria um potencial em suas cordas vocais.
Stephanie veio para ser companhia a sua irma,  duplicar nossa alegria em ser pais e aumentar  a certeza que vale apena ter filhas, mesmo com toda a preocupação e trabalho que serão quase que eternos.

Como bebe já chamava atenção  era gordinha ( mamou ate 1 ano e 8 meses), moreninha, seus olhos de jabuticaba e seus pés de foguete, já corria pra todo o lado com apenas um aninho.
Seus primeiros anos na escola  revelaram  que amava musica, cantava em todo o canto, e se distraia com as casinhas e tudo que referia-se a fantasias.

No jardim da casa dividia o espaço com os pássaros, cantava e brincava com suas bonecas, seu coelho e seus amigos imaginários  Uma bela tarde, depois de tanta cantoria a vizinha  bateu na minha porta e me pedindo mil desculpas por interromper me foi logo dizendo:.

"Sorry to bother you but I have to tell that your daughter sings  beautifully. Every afternoon while I am doing the garden I stop to hear her."

Desculpe de  interromper te, mas queria te dizer que sua filha canta lindo. Todas as tardes enquanto estou fazendo o jardim, eu paro para escuta-la.

Eu fiquei  admirada porque dificilmente um vizinho inglês bate na sua porta e tece comentários sobre qualquer coisa.Normalmente eles são muito reservados em suas colocações. O fato me deixou orgulhosa.
Dai em diante Stephanie cantava nas apresentações da escola, e dividia o palco com suas amiguinhas, no teatro, nas palhaçadas e ate na bagunça.

Na infância brincou com suas barbies, polies e seus animais de pelúcia ate cansar.
As barbies tiveram uma super estilista. Stephanie cortava seus cabelos, pintava suas unhas e claro a maquiagem da fabrica raramente permanecia. Stephanie era expert em transformar tudo.

Seus bichos de pelúcia foram fatais para aprender os primeiras contagens de matemática.  Ficavam enfileirados por toda a casa, e em suas viagens, muitos deles o acompanhavam por todo os lados, sendo sempre os companheiros de soninho.

Na primaria, algo aconteceu que a pequena Stephanie se fechou para a musica, mas certamente estava guardando algo em seu coração.Segredos guardados no coração que so mãe pode imaginar.

Mas,ao completar seus 14 anos, decidiu que queria estudar musica e desde então, Stephanie vem aprendendo a teoria, treinando seu ouvido e claro apreciando  a origem da musica e sua diversidade.

Adolescente como muitas, adora os joguinhos da SIMS, tem amigas, não muitas, mas as que tem são especiais, gosta de ler romances de Nicholas Sparks, os livros de CS.Lewis,  ama ver filmes e as series americanas, sabe de cor o nome dos conjuntos musicais famosos de jazz, planeja ir ao concertos como se fosse gente grande.
Stephanie completa seus 16 anos com intensidade e  beleza,deixando  registrado um tempo maravilhoso de vida, de oportunidades, de talento, de boas companhias, de dedicação mesmo quando a concentração e a matemática exigem mas cuidado.

Filhinha, saiba que esses anos todos, você tem sido uma das razões de nossa vida, de nosso trabalho, dedicação  e queremos que saiba que estamos para te apoiar hoje e sempre.

Gratos somos a Deus por nos conceder uma filha como você,  determinada, dedicada, talentosa
 e que a vida pouco a pouco vai ensinando a ser mais e mais cooperativa, atenciosa, generosa, amável, servidora e gente.

O que desejamos para ti, você já sabe, que tenha a Deus no centro de suas decisões sempre e que ame e sirva, sendo farol, sal, luz, abrigo e vida onde você estiver.

Te amamos filhinha.






Doce bom dia.....




A primeira manha, quando parte da família estava reunida no lindo balneário do sul do Brasil, todos gratos e felizes por tantos momentos lindos que já havíamos passado la em família, chega Luiz com os braços abertos e espontaneamente como forma de louvor e gratidão falou alto, e em bom tom:  "Bom dia Santa Catarina."



O pequeno Thiago, com seus cinco  aninhos, observava tudo.Sua simpatia invadia os lugares onde estávamos e sempre tinha um 'segredo' para nos dizer no pé do ouvido. Seu irmão Vinicius paciente e doce, ria das palhaçadas do irmão caçula  e se juntava as brincadeiras e as estórias que por alguns minutos os deixavam bastante concentrados.

Todos juntinhos fomos a praia, mergulhamos, jogando bola, escondemo -nos do rápido chuvisco e obvio fomos convidados para bronzear nossa vaidade em frente ao duplo azul,a do céu e do mar.

No segundo dia, quando já estávamos todos preparados para o café em família  no restaurante do Hotel, chega o pequeno Thiago e com o sorriso, mais lindo do mundo e as mãozinhas abertas para o céu,  grita para todos :

 ' BOM DIA SANTA CATALINA".

Foi um ato tão expressivo, meigo e sincero que todos caímos na gargalhada e nos deliciamos com esse gesto carinhoso. E todos as manhãs, na hora do café, o 'BOM DIA SANTA CATALINA" foi exaltado pelo  nosso Thiaguinho, o qual deixou a marca registrada da simpatia, carinho, amor e sua gratidão ao lindo Estado.
A Páscoa ficou mas saborosa, sem chocolates gigantes, mas com sabores catarinenses e com certeza que os pequenos entenderam o significado da Páscoa e a importância da comunhão em família.
Depois de quase uma semana, ouvindo alegremente esse saludar matinal,  a tristeza como sempre chegou com a despedida, mas junto com ela veio à oração e o adeus temporário a minha família.
Seguiremos embarcando em outras viagens, mas certamente não esqueceremos com facilidade a charmosa “Santa Catalina”.
.

Procurando a poesia....

                                          foto by Marli Camargo 
Poesia ...

Vou colher alegria, felicidade e amor.
Dos sentimentos que você me ensinou
Viaja comigo, não me deixe naufragar.
Me da segurança, para não me afundar. 

Poesia me anima...
Ensina-me, escrever nos sonhos
Faz-me, sonhar com o coração.
Faz-me lembrar de ter esperança
Enche-me com sua bonança.

Poesia me acompanha.....
Nas estradas desses rincões
Na escada que leva para o céu
Nas lutas impossíveis de lutar
Nas ondas desse imenso mar.









Vida

Os vales nos saludam
As flores sorriem
As arvores  bailam
As curvas cantam
As nossas cancoes
E minha voz se cala
Com a  beleza
Com a gentileza
Da minha gente
Que sorrisos destribuem
Elogios atribuem
E nao cansam de viver
A generosidade do ser.





Grande, muito grande ...

Sigo cantando
Sigo ouvindo
Sigo aplaudindo
Sigo seguindo
Sigo amando
E vivendo
Uma grande lição
Que aqui dentro
Tem apenas um
Grande, muito grande
Coração.

Beija-flor by anonimo

Terra da esperança...

Deixar pra trás as imagens do Museu do Holocausto, onde por duas horas estivemos vendo videos, livros, estatísticas, mapas, fotos, objetos e tantas atrocidades históricas, foi como abrir a janela e deixar o "pé de chuva" desaguar em forma de choro. Não deu pra  segurar. Mas, para todos o que ali passam, abre-se uma porta transparente, onde todos se deparam com o pais da esperança. Jerusalém .
Pais onde emana leite e mel, um celeiro rico, onde há prosperidade, juventude, fertilidade e multiplicação da abundância.


"Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas. Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes distilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus."
[Amós 9:11-15].