Poderia ser diferente


Antes mesmo de por os pés no chão, posso esticá-los entre os lençóis macios e me sai uma breve oração de agradecimento por mais uma noite tranqüila, pela minha família, pelo sol rindo la fora, pelo verde e canto dos pássaros que ouço toda manhã, e pela presença do Pai em nosso meio. Mas hoje, ao me sentar na cama antes de pular e correr para a rotina, me passou tantas imagens e com elas fiquei a pensar no mundo de hoje.
Recentemente uma querida amiga foi seqüestrada, graças a Deus, libertada após o resgate. Mas ainda ouço de tantos outros,  casos que  ainda não chegaram ao fim.
A dor do próximo tem sido usada como negócio. Negócio é dinheiro.
Não poderia ser diferente?
Onde vivo, milhares tem sido mortos pelo narco, jovens tem sido esquartejadas e jogadas nas estradas, tratados muito pior, que muitos animais. 
Não poderia ser diferente?
Ontem acompanhei a reportagem que relatava a situação das cadeias publicas do Brasil em vários estados.
Seguida ainda das condições de sobrevivência dos nossos indígenas no Mato Grosso, usadas para o trafico sexual e vivendo em situação lamentável. 
Não poderia ser diferente?
O numero de jovens dependentes das drogas cresce assustadoramente em todo o mundo, causando mais e mais violência. Não poderia ser diferente?
O mundo, às vezes parece um lugar difícil e cruel para se viver.
Ao menos que sejamos insensível ao sofrimento da humanidade. Não podemos permanecer indiferente quando milhões de pessoas perdem sua vida, milhares estão envolvidos em conflitos, outros milhões,não tem água potável, milhões ainda sofrem e estão morrendo com a AIDS porque não tem medicina para tratá-los, ou pela própria rejeição.
Não poderia ser diferente?
Outros milhões de crianças não estão indo a escola e não possuem acesso ao ensino básico. Sem falar nas mulheres, que tem sido explorada, violentadas e sujeitas a viver em condições deploráveis.
Não poderia ser diferente?
E as guerras, rumores de conflitos, indiferenças humanitárias?
Não poderia ser diferente?
Ja não sei o que é loucura ou sanidade. Quem são os sanos? Quem são os doentes? Estão os políticos loucos?
As pessoas comprometidas com ideologias estão sanas?
Estamos nos sanos quando estamos moldados, pressionados por todos eles?
São ou estão os predicadores sanos?
Muitos estão divididos pelo o que considera ser a verdade, a Salvação, Céu, Inferno.
 Não poderia der diferente?
Os predicadores são interpretes, são os representantes. Muitos tem condicionado o homem a acreditar em rituais, dogmas e crenças.
Será que muita gente tem sido condicionada a esse estado porque deseja sentir conforto, segurança e tem medo do amanhã? 
E os artistas? Os intelectuais, os cientistas, os quais são tão admirados.
São ou estão eles sanos? Ou eles vivem em um mundo diferente?
Um mundo de idéias e imaginação com sua expressão compulsiva, às vezes separada do dia a dia ou da dor que vivem? 
O mundo que nos cerca esta fragmentado. Assim, como eu particularmente me sinto hoje.
Provavelmente expressão de tantos conflitos, confusão e miséria.
Sanidade e viver uma vida de ação sem conflitos. Ações e idéias são contraditórias. Analisar tudo isso e analisar a si mesmo. Quando separo meu eu de tudo isso, estou gerando um conflito dentro de mim e às vezes isso me trás um desequilíbrio.
O observador é o observado. Ė quando posso encontrar a sanidade, o total, o sagrado. E o sagrado para mim é o amor.
Poderia ser diferente?

by Marli Camargo




No comments: