Explorando os Polos

Em 1818, a expedição de John Ross seguiu um destino tentando encontrar uma passagem livre de gelo que ligasse o Pacifico ao Atlântico e começaram a grande jornada através da costa norte do Canada.
Objetivando abrir novas vias comerciais lucrativas e explorar o Polo Norte, muitas expedições se aventuram a essa conquista do grande Ártico. 
De expedição em expedição  de barcos presos nos gelos ao desaparecimento de muitas tripulações inteiras, por fim foi encontrada um estreita passagem, num verdadeiro labirinto de icebergues, ilhotas e mares inteiros. Essa aventura duraria 70 anos, ate que dois norte-americanos intrépidos disputem a vitoria. Um pouco antes disso, o norueguês Nansen, compreendera que era preciso deixar levar pela massa de gelo flutuante a deriva para se aproximar do Polo, sendo, para tal, necessário um barco capaz de de se erguer acima da massa de gelo em vez de ser esmagado. 
A historia foi avançando e esses heróis cartografaram  tudo sob o risco de vida, centenas de quilômetros da costa, voltando com cargas inteiras de especies animais ou vegetais que fizeram progredir o conhecimento sobre essas terras e mares gelados.
Imagens e informações impressionantes podem ser exploradas em " Artico - Explorando os Polos " um tesouro patrocinado por Scotiabank concedido aos diversos exploradores.


Hoje, ja se pode explorar o o numero de pessoas que vivem nas regiões do Polo Norte e certamente o turismo avançara  assim como as pesquisas e a inversão nessa área.


Fuente: Arctic Pollution Issues. A State of the Arctic Environment Report. Stefansson Arctic Institute, 2004. Arctic Human Development Report. Hugo Ahlenius, UNEP/GRID-Arendal. Publicado en 2008.

No comments: