D'amore al dolce impero - Fleming - Armida - Met Opera 2010





Que sábado espetacular l!!!. Tudo perfeito !! Phillipe e sua esposa Gracia, casal que eu particularmente nao conhecia, convidou Luiz e eu para para irmos assistir a opera ARMIDA, escrito por G. Rossini interpretado pela magnifica Renee Fleming e um elenco brilhante. Tudo isso, no Auditório Nacional do México. Ao chegar, nos deparamos com HD brodcast, transmitido diretamente da Metropolitan de New York . Um espetaculo sendo assistido simultaneamente por 40 países e 35 cidades do mundo.
México tem usufruído da alta tecnologia para tornar ascessivel esses espetaculos ao publico. E a resposta tem sido reciproca. Auditório estava lotado.A cada final de ato, era impossível não ouvir os aplausos, gritos de 'bravo' e os elogios nos corredores mesmo sendo um show transmitido via satélite. Eu particularmente fiquei deslumbrada.
Me senti em Nova York, com a vantagem de ver os atores,musicos sopranos, tenores dando entrevistas após cada sessão. Sem dizer da transformação dos cenários de um ato ao outro de forma extremamente organizada, profissional e artistica, os quais foram preparados para os diferentes actos.
Posteriormente, Philippe mui amavelmente nos convidou para almoçarmos junto com sua família no Flores y Canto restaurante, onde não somente saboreamos uma comida 'esquisita' como desfrutamos da companhia de sua família de origem francesa judaica, a qual nos transportou para uma realidade cultural diferente da que temos tido acesso e que somatizada com a vivencia mexicana nos revalidou a grandeza e importância da vivência intercultural entre os povos . Tudo isso, somatizou para que tivéssemos uma tarde digna de mil agradecimentos. Na hora da despedida, ficou a promessa de nos reencontrarmos para outras operas, almoços e momentos que levam ao coração oxigénio renovado e revitaliza para seguirmos acreditando que sempre e bom fazermos amigos, mesmo que nao nos conhecemos, mesmo que o convivio não seja regular, que a cultura não seja a mesma, a idade tão pouco e o que importa e o carinho do convite, o convívio, a troca de experiência de vida que hoje me estimulou a acreditar que vale a pena ser hospitaleiro, amável e compartir espetaculos da vida mesmo que cantado em Italiano, traduzido em espanhol , comentado em Inglês, revivido em um restaurante mexicano com judeus, franceses e nos brasileiros.
O Deus das Nacoes certamente aplaudiu esse grandioso espetaculo.

No comments: