Memorias dos Natais passados e Velhos Anos.

Hoje bateu saudades dos velhos Natais...
Ontem colocamos as luzes natalinas ao redor da casa e todo o condominio pouco a pouco vai fazendo o mesmo.
Asseguro que ate a segunda  semana de  dezembro as casas estarao na sua maioria iluminadas, enfeitadas com seus  ascessorios natalinos de todos os tamanhos nos telhados, nos jardins e todos procedentes de uma unica origem..... China.
Ha cerca de dez  anos atras, era  viajar nessa epoca e encontravamos ascessorios provindos da Alemanha, America  e paises cujas tradiciones fabricavam   os tipicos ascessorios  finos e obvios caros.
Os conceitos mudaram e  ja e possivel comprar os mais variados em cores, tamanhos, formatos  e gosto.
Decidimos nao ter gastos superfluos com ascessorios natalinos e estaremos decorando a casa com os mesmos do ano passado que nas caixas todavia estao esperando para ocupar seu espaco na sala de jantar  cozinha e varanda.
Afinal,os amigos que estavamos programando  para receber nessa ocasiao, nao poderao vir e  isso nos causou um certo vazio... por pensar que vamos passar sem os familiares e amigos proximos.
E mais ... sem uma das filhas que completou  15 anos e  que como presente de aniversario, somando com o do Natal  nos pediu uma viajem  a Inglaterra,  pais onde  deixou uma historia, marcou vidas e quer regressar para celebrar um natal com as amigas de infancia..
A ausencia de nossa filha e dos amigos que nao virao nessa ocasiao, nos fez regressar  ao tempo  e recordar  dos momentos  e dos amigos  os quais compartilhamos essas especial ocasiao.
Decidi  entao registrar, porque certamente mais alguns anos pela frente, sera dificil de recordar tantas  aventuras.


No ano passado recebi minha irma, cunhado e sobrinhos. Foi maravilhoso te-los e saborearmos os detalhes, os passeios os preparativos para o Natal e Novo Ano ao sabor  Mexicano.


Nos anos anteriores  a vinda ao Mexico , o Natal e Ano Novo foram desfrutados em diferentes paises.
Nem   sempre  rodeado de familia  e velhos amigos, mas  cercados de  pessoas as quais  dividimos um tempo do ano e pudemos nos divertir, defrutar, celebrar, chorar e agradecer por serem parte das nossas vidas naquele momento. Glen, Liz e familia de Londres, por exemplo.


Quando passamos no Brasil em 2005, a casa de Atibaia,  foi onde nos concentramos para recebermos a familia e os amigos.
No Ano Novo revezamos e vamos todos para a casa de minha irma a qual vive cerca de Jundiai.
O trabalho de cortar, picar, temperar,cozinhar e decorar , comeca cedo e no final da tarde estamos sempre exaustos . Mas, no final da noite deixamos os 'uniformes' de cozinheiras e nos transformamos em  madames ou rainhas e tem as princesas tambem.
Em 2006, a praia de Florianopolis nos recebeu e juntos com meus cunhados, irmaos do meu esposo e os sobrinhos brindamos o  Natal e Novo Ano com vista para o mar, com os fogos maravilhosos que no Brasil e marcante pela quantidade, cores e beleza.
Todos os anos, antes da meia noite, onde quer que estejamos, temos um tempo de comunhao, onde cada qual fala das bencaos recebidas durante o ano, ou das dificuldades vividas e em forma de agradecimento brindamos  pela vida de Cristo e pela nova vida com Ele. Recordamos a  fidelidade do Pai sempre presente.
Os minutos parecem longas horas para a criancada que desesperadas ficam para abrir os  presentes .
Para elas,  deviamos primeiro abrir os presentes, depois falar do ano que esta terminando e depois orar.
Sera que em outras casas  isso ocorre ou   e so conosco?
Um  outro Natal  marcante foi em Luxemburgo, temperatura de -12 com direito a neve e os queridos amigos  de Rio Claro,  Solange, Homero Garcia e filhos. Saudades de voces!!!
Clervaux castle

Com o mesmo casal  de amigos e com os filhos pequenos seguimos para Franca onde  passamos o Ano Novo na famosa  Av. Champs Elisees. Um frio tremendo. Rapido fogos  a meia noite, muitos brindes com champanhe, gritos e os saudacoes para quem tiver por perto..
Resultado... do final da noite, muitas garrafas de champanhe jogada nas calcadas  pelos jovens e muito, mas muito frio nos pes.


.


Outro Natal   inesquecivel, foi em Guildford na regiao de Surrey na  Inglaterra,onde moramos sete anos.
Claro que nesses sete anos nao passamos todos os Natal e Novo Ano la.. mas  quando fizemos foi uma ocasiao muito especial.
Nas escolas primarias o teatro Natalino  e o Coral de rua  ( Christimas play and Christmas carol) sao tradicoes. 
As criancas por quase um mes se preparam ensaiando, cantando, pintando e fazendo atividades artisticas para presentearem seus pais, avos e familiares.
Os bazares natalinos nas escolas tambem e uma oportunidade para a troca , venda e compra de livros infantis.
Participamos quase todos os anos antes de viajar para as ferias das celebracoes a qual era organizada pela companhia onde Luiz trabalhava. Sempre celebrada no centro empresarial de Londres, onde a elegancia e o requinte  reluzia e  a  pontualidade em comecar e terminar era fatal.
Nos saloes de festas dentro dos hoteis, locais comuns para festejar essas ocasioes,  a elegancia dos casais e indescritivel. As cores branco e preto eram marcada pelos black tie  e os vestidos eleganterrimos das ladies. Alguns relativamente curtos para o inverno da ocasiao, mas admiradas por seus parceiros.
Trafalgar Square, Christmas


No cardapio, o roast turquey ou  o goose ( Peru e Pato ), rosted potatoes (batatas assadas) e  os vegetais cozidos como os brussels  sprouts a base de manteiga ou uma salsa a base de crambery eram sempre bem vindos.
Pratos bem servidos mas que deixa a desejar no sabor do tempero. Tipica comida inglesa !!
As sobremesas inglesas... essas nao da para falar mal. Posso dizer que sao uma das melhores sobremesas que ja comi em minha vida. Nao muito adocicadas e sempre com um toque de frutas vermelhas que dao um 'chan' nos pratos.
Na igreja, sempre havia um evento para lembrarmos do nascimento do nosso Senhor... e la com outras familias celebravamos o Natal de forma antecipada para nao comprometer com os eventos familiares.
Os natais  dos ingleses sao oportunidades de  muitos pais rever seus  filhos, ou netos os quais na sua maioria trabalham em Londres e vivem sua propria vida. Nessas ocasioes eles se reencontram para celebrar com a familia.
Algo marcante  e tradicinal para os ingleses e o envio de cartoes de natal.
Nos brasileiros nao temos esse costume, alguns sim enviam para parentes e amigos distantes, e agora com a internet muito menos. Mas na Inglaterra e tradicao.
Recebiamos  individualmente no minimo 20 cartoes natalinos e aprendemos a retribuir.
Os cartoes sao expostos  nas paredes, nas arvores, estantes ou onde for conveniente.  
Nessa ocasiao, na Inglaterra festejamos com outro  casais amigos da Paraiba, o quais estavam na Inglaterra   por seu PHD em danca, Guilherme, Vanessa e filhos .
Um Natal frio, mas regado de um sabor familiar  com o famoso roast turquey , roasted potatos, crambery sauce, brussels sprouts, nossa farofinha e as sobremesas tipicas brasileiras.
Nao posso deixar de comentar sobre os  christmas crakers que enfeitam a mesa e depois de puxados em conjunto por toda a familia , estouravam como champanhe e de dentro  saia a  famosa coroa de papel de seda para ser usada durante o jantar, os jokes (piadas )e os brinquedos  descartaveis.

Noites tambem forrada  pela neve, frio e vento que podiam ser ouvidos mesmo com a duplas janelas de cristal da casa.Em compensacao internamente o calor das velas, do forno ligado assando o peru, o vinho e o carinho aqueciam o ambiente.
As ruas  das pequenas cidades  nessa ocasiao sempre desertas , poucas luzes natalinas iluminando as casas, a decoracao natalina era mas interna que externa. Enquanto que nos centros urbanos.... a athmospera e outra.
Precisa descrever a decoracao da Harrolds  ou do Palacio de Buckingham?
Sempre de muito bom gosto e maravilhoso !!
E que tal Nova York? Esse parecia um sonho para nos.. mas em 2004 tornou se realidade.Pra la foi toda a familia  brindar o Natal e o Ano Novo .Impossivel nao assistir o show do Radio City Music com suas  maravilhosas apresentacoes natalinas e andar de carrocas no Central Park e patinar no Rockefller Center .









Como  tradicao  em Nova York,  ha tambem a  famosa bola de luzes   que vai ao chao a uma altura de 30 metros (???)  a meia noite do ultimo dia do ano e do comeco do Novo ano. Milhoes de pessoas se agrupam para assistir  esse espetaculo e a queima dos fogos. Maravilhoso , porem precisa de coragem para estar com duas criancas pequenas no meio da multidao,.. entao decidimos jantar em um restaurante onde havia musica popular brasileira  a algumas quadras do local e ouvir os fogos e os gritos em um ambiente mais acolhedor e aquecido. Do contrario nao  podiamos garantir a seguranca das meninas. Sem falar no frio de Nova York que nessa epoca atinge cerca de -6 graus celsius.Ha muitos outros Natais marcantes passados com amigos e familias e nao poderia deixar de mencionar com os amigos que hoje estao na Bahia. Elides, Bira e familia. Esses amigos nos  receberam por muitos anos em Americana onde viviam e compartilharam lindos momentos conosco. Deu saudades de voces!!!. Quem sabe no futuro podemos passar um natal baiano com voces novamente.Esse ano , todavia nao planejamos com quem vamos desfrutar essa data tao especial. Certamente vamos a igreja agradecer e comprimentar a familia em Cristo.. e depois... bom depois quando tiver passado o Natal  e Novo Ano volto a registrar, ta bom?

No comments: