Amigos da terra


O mês de Julho, Agosto e Setembro foram meses de muita chuva por aqui.Interessante que nesse periodo as chuvas caem  somente a noite trazendo com elas seus convidados luminosos e barulhentos. E nas madrugadas parece que o mundo vai acabar, tamanho  a 'festa' que fazem  ao redor dessa região.
Os rios enchem, os ventos  assopram para todos os cantos arrastando com ele o tempo de 'calma' .
Muitas dessas ocasiones, e necessário preparar se porque haverá  trabalho para a sociedade civil e o governo, que por uma razão ou outra deixaram de trabalhar de forma que os resultados nao fossem tao negativos.Mas contra  a forca da natureza, muitas vezes nao se pode agir.
E  os casos como os desmoronamentos,enchentes e mortes  serão sempre razões para zelarmos do meio ambiente.
Mas, sao esses fatos que nos dao a  oportunidade de  arregaçar a manga e ajudar os mais necessitados.
Nesse mes de outubro, as fortes chuvas e seus convidados se retiram de cena e deixam lugar para um calorzinho agradavel e para o reinicio do  meu labor no jardim. A grama com seu  verde seco, ja me implorava agua fresca.
Ontem,  no finalzinho da tarde, com o sol se pondo e a lua me convidando a  fazer poemas, fui para la, me dedicar a ele e ver como anda as plantinhas. Percebi que algumas estavam que abandonadas por falta de um cuidado especial.Apesar do trabalho semanal do jardineiro. 
Mas ha plantas que sao especiais, e necessitam cuidados especiais.
Já quase na escuridão, não podia fazer muita coisa, a não ser regá-las,conversar com elas e esperar o próximo dia para  podar - las e dar lhes as vitaminas necessárias.
Mas, enquanto uma sofrem as outras dão sinal de vida . O pe de mamao, conhecido como mamoeiro , já esta quase um metro, acho que o próximo ano ja vamos poder comer mamão papaia e fazer  uma das minhas sobremesas favorita, o mousse de papaya con cassis.

O limoeiro esta carregado de pequenas flores, e a laranjeira ja revela  algumas laranjas amarelinhas entre  as verdinhas escondidas nas folhagens .
Agora, mesmo  passando pelo jardim todos os dias, nao vemos as transformações diarias que ocorrem.
So notei que a parede ja esta quase coberta pelos 'monederos' , que sao aquelas plantinhas que agarram na parede e seguem ,seguem crescendo e cobrindo toda a a parede,fazendo dos muros de protecao, muros  mais 'ecológicos'.
A arvore de açores, que chegou pequeninha , esta com quase  três metros e sua flor lilas ja esta transbordando para o lado de fora de muro. A roseira com rosas vermelhas que a vovo Clara plantou , quando esteve conosco, esta acompanhando os açores  em termos de altura, e ontem, mais de uma dúzia de rosas  exalavam seu perfume.
Sem falar nas damas da noite que estão plantadas em uma das bordas do muro, deixam  seu perfume por todo o canto.
As ‘belens’ já estavam fraquinhas, essas sim, precisam ser renovadas. As samanbais, cortadas e provavelmente irão para o jardim de 'inverno'  na entrada da casa, onde vão recuperar sua folhagem.
As flores natalinas já começam dar seus brotinhos, ate Dezembro já  teremos elas bem floridas.
Essas foram presentes de amigos de natais passados, e bom vê-las crescendo.
O cuna de Moises, essa não se deu muito bem não. O hibisco tambem apareceu e mostrou sua doble formusura. 
Fiquei regando e mudando  os vasos de lugares ate estar exausta, mas foi um final de dia gostoso com os amigos da terra.
O jardim e um dos projetos  que ontem me dei conta, necessito rever algumas estratégias para ve-lo ainda mais bonito e poder desfrutar outros amigos que nem preciso convidar para vir, eles vem sem cerimonia,
beijam a flor, levam sementes para o gramado, repousam sobre o frescor das arvores, correm por meio do pasto, zumbem entre as cores das flores, dancam 'valsas' alegremente, cantam melodias variadas e obvio me avisam que e tempo de  melhorar nosso habitat.

Bom, depois de quase uma hora cuidando, regando e vendo o que precisava, entrei para casa e fui descansar .Em plena madrugada, o estrondo da tempestade  e a chuva que o acompanhava me acordaram e assim o jardim seria duplamente regado. Agora o mais incrível nesse momento foi  parecer ouvir  uma cancao belissima e fazia parceria com os relampagos que iluminavam o quarto. Foi um momento especial.
Ao mesmo tempo dormindo e sonhando, pensava vou  me levantar e gravar essa cancao, porque assim quero que seja o Proyecto Sonidos de la Tierra. Dormi ouvindo a canção e tão agradecida por esse privilegio.
Mas quem era a cantora ?  Nao sei, provavelmente parte da mae natureza

No comments: