Meu presente de Natal


Alguns dias antes mesmo de começar o mes de Dezembro, os eventos começam preencher nossas agendas.Todos  querem saludar uns aos outros, sair para jantar, estar entre amigos, celebrar as metas alcançadas na empresa e tudo e motivo para a decoração, reunião e celebração.
A parte disso, para os cristianos o motivo principal e o nascimento de Cristo, o qual, quando convidado para aquele bate papo pessoal, ou aquela peleia individual, sempre, mas sempre nos tira as lagrimas  por a cada dia revelar nos Sua eterna e sempre graca.   
Ontem, no meio de uma das celebrações natalinas entre amigos queridos da comunidade Sudaca, todos sentiram essa presença maravilhosa.
No jardim de uma casa típica mexicana, com sabores gastronômicos natalinos  a moda do Peru, nostalgia argentina, a alegria brasileira, o carinho boliviana,a liderança equatoriana, a beleza colombiana, a vitória dos chilenos  e o calor dos sul americanos.
Uma vez 'contratada' como fotografa oficial do grupo, registrei a chegada de um pai e uma filha que chegaram juntos para o nosso evento natalino. Ele, já o conhecíamos, mas a filha era a primeira vez no nosso meio.
A câmara não revelou a profundidade daquela chegada, mas as horas compartilhadas com eles sim.
Um sorriso, um orgulho, uma alegria, um carinho do pai para com a filha que mais e mais foi se revelando e deixando nos agradecidos pelos amigos ali presentes.
Mas o que havia de tanto especial entre pai e filha nesse dia?
Eu particularmente digo, renovação dos laços, o amor, o perdão e obvio a presença do Divino.
Por 18 anos ambos já não se falavam por varias questões que a vida los impuseram, que não cabe aqui mencionar, mas ontem entre tantos sabores, cores, alegria, lagrimas, celebração uma grande revelação no meio desse grupo especial os Sudacas.O perdão entre pai e filha, e um abraço terno,revelado nas palavras e gestos.
Foi maravilhoso estar ali, e mas, sentir esse amor e perdão entre essa família.
Os Sudacas tem sido um grupo especial em nossas vidas aqui no México, um grupo amoroso, um grupo amigo, alegre, um grupo eu diria excepcional que quem como expatriado longe de sua família sente a dor e saudades dos entes queridos.
Esse grupo vem amenizar isso e em nome deles nos sentimos amados e parte de uma sociedade que mesmo distinta da nossa nos concede tanto.
Chega a hora da despedida, com promessas de nos reencontramos em breve,e  baixinho o senhor, pai que reconciliou com sua filha e la estava conosco celebrando, revela ao  pe do meu ouvido.
“Sou ateu, mas começo acreditar nesse seu Deus que você  nos fala com  ternura, e pela beleza expressa na sinceridade das suas palavras”. 
E assim, o Espírito se revela no nosso meio.Esse foi o meu presente de Natal nesse ano de 2010. 

“Sudacas, los quiero mucho”.


by Marli Camargo




No comments: