BORBOLETAS AZUIS



Recentemente em um dos passeios em familia no Parque Ecologico  La Paz Waterfalls Gardens em Costa Rica, local onde havia um espaco chamado "butterfly garden" encontramos  Anne, uma amavel instrutora que explicava o  processo da transformacao das borboletas azuis. Enquanto nos explicava,  minha mente viajou  no passado e recordei das minhas aulas de Ciencias para as criancas primarias. Buscando ensina-las de forma ludica, liamos livros ilustrativos, faziamos desenhos do ciclo da vida da borboleta, decoravamos a sala com as atividades manuais realizadas pelas proprias  criancas onde os coloridos das  grandes ou  pequenas asas e flores cobriam o branco das paredes. Massinhas, tintas nao faltavam nas aulas e claro o teatrinho, onde as charmosas "borboletas"  eram as proprias criancas. As apresentacoes ou simples narracoes levavam os pais  as gargalhadas gostosas e as lagrimas de orgulho.Minha mente regressou ao butterfly garden quando a guia com seu amavel sorriso e dedicacao nos  informava que a larva leva dois  meses no casulo e trinta minutos para sair do mesmo e durante  tres horas  fica  quietinha ate sentir seguranca em lancar seu primeiro voo para um mundo novo, colorido, doce e as vezes perigoso dependendo da regiao onde habita.Uma simples explicacao que me levou voar novamente junto com as borboletas azuis e pensar  na minha borboletinha Barbara que nesse dia nao estava conosco.Assim como as borboletas ela se havia lancado a seu primeiro voo  para um mundo novo.

Como a  "larvinha", ela tem se alimentado da melhor frutifera  arvore  que nosso jardim podia oferecer nesses ultimos quinze anos. O casulo tem sido o mais aconchegante, macio, seguro que formamos no decorrer desse periodo. 
Foi o primeiro 'passo' no ar sem nossa presenca.Um voo planejado  para uma liberdade com  responsabilidade. A inseguranca  e o medo foi notavel em alguns momentos, mas a certeza de regresso e do nosso apoio contribui para fortalecer o sonho de voar sozinha.
Assim  como as borboletas  voavam suavemente e encantavam nossas almas e coracoes, suas asas  acabam de se abrir e determinada chegou ao seu  primeiro destino, que deixou os que a conheceram fascinadas, assim como eu fiquei quando dezenas de fotos tirei das encantadoras
 Borboletas  Azuis.




No comments: