Prioridades

As necessidades nos levam a confrontar com as burocracias as quais chocam e nos fazerm questionar e refletir a razao pelas lutas de objetivos pessoais  comunitarios e as vantagens que isso podera trazer a uma  sociedade.
Ontem fui a cidade do Mexico para mais uma das reunioes com um orgao governamental para revalidacao de documentos relacionados a minha formacao academica. Quanta burocracia para dar prosseguimento em projetos profissionais e  dar continuidade na formacao academica..
Sai de la com o peso da burocracia na alma e na mao carregando uma tonelada de papeis, comprovantes, copias xerocadas, autenticada, traduzidos  de toda a minha vida academica.  Quanta frustacao!
Saindo da instituicao um pouco desnorteada me dirijI ao metro, transporte o qual  eu estava estreiando 
na cidade do Mexico,e como sempre um otimo  mecanismo de observacao
Com o peso nas maos, saio buscando as entradas,saidas, corredores e finalmente  chego a um dos vagoes do metro, onde me levaria para um terminal rodoviario para prosseguir viagem..
Dentro do vagao, as musicas nortenhas mexicanas ainda soam 'hard' para meus ouvidos, a venda de cds piratas, chicletes, bilhetes de loterias, acompanhadas por olhares cansados, tristes, esperancosos e curiosos que tambem observam a mim e meu pedido de informacao sobre determinada estacao.
Me volto a sinalizacao para que nao perca onde devo descer. Nessa busca pela localizacao correta, meus olhos se deparam com uma propaganda acima dos bancos reservados para os idosos e gestantes.


' No es necesario  esperar, ja tienes todo el direcho'
  Con menos de 12 semanas podra buscar una de las instituiciones abajo
  que apoyara en su decisión..
  Mexico a favor del aborto "


Meu ser naquele instante morreu.Meus olhos, alma, coracao,peito, corpo refletiram a tristeza na sua essencia. 
A espera por um bebe e um aborto natural gera sentimentos de incapacidade, de perda,de vazio, quem ja viveu essa experiencia sabe o que digo.
Olhar uma propaganda estimulando a morte de um feto foi  como se tivesse recebido uma facada na boca do meu estomago. 
Imediatamente uma revolta contra a legislacao, governo, cidadaos que aprovaram essa lei tomou conta dos meus pensamentos e certamente do meu espirito.
Que principios e valores sao esses, questionei?
Ate doze semanas voce tem o apoio de uma instituicao governamental para tirar a vida de um ser de forma simples,sem peso na consciencia, sem burocracias, sem toneladas de comprovantes, documentos que apoiem sua decisao. Sua palavra basta.
Obvio sou contra o aborto, mas o  livre arbitrio  e concedido por Deus e responderemos por isso diante Dele, cedo ou tarde.
Minha indignacao nesse momento e com as prioridades das  instituicoes governamentais. Locais onde sua palavra, comprovantes, autenticacoes, certificados, diplomas, nao sao suficente para  provar o quanto capacitada ou experiencia voce obteve em vida para exercer fora de seu pais um servico jus a comunidade.
Por outro lado, as mesmas instituicoes governamentais  apoiam e divulgam esse apoio quando refere-se a tirar a vida de um ser que mal comeca a desenvolver se.
A minha lamentavel conclusao e que o  desenvolvimento do pais  muitas vezes nao sera pela experiencia de vida, formacao, conhecimento  do cidadao. O desenvolvimento ou nao de um pais  retratara a  pratica de romper o que esta em processo de desenvolvimento.

No comments: